.:: Êxtase da Deusa ::.

Memorial

* Navegue no interior do site pelas "palavras de toque" ou através do "Arquivo do blog".

Nossos registros...

"O corpo feminino é um coletivo. Multiplamente enredado em histórias, memórias, nuâncias, sombras e luzes, contornos e vãos. O corpo de gerações de avós-mães e filhas. Material e imaterial. Húmido e flexível. Misterioso para quem não o percebe. Revelador pra quem aprofunda, mesmo que na tangência de suas superfícies. 

O corpo da terra-mãe, o corpo da aldeia, da ciclicidade das luas e fluxos dos rios, de sangue e leite. O Corpo que contempla o do outro. Corpo-matriz do mundo. 

Esta é a mulher, ao menos uma parte dela. A semelhança que une, que ultrapassa eras e séculos, gerações e culturas. Um algo que permanece sendo: vulva, vagina, útero, óvulos, seios, leite, clitóris, sangue, placenta (...). O corpo-mulher compartilhado, reflexo de paradigmas mutáveis, porém perpetuados, o do patriarcado: da repressão, castração e contenção, controlado, cerceado, lapidado, modelado, escravizado, agredido nos mais diversos níveis de existência. O corpo que muitas não desejam mais vestir. E também daquelas que assim o permitem. 

E sua outra parte, que mora nas diferenças, nas origens das descendências étnicas, culturais e sócio-econômicas. Na reatividade emocional, na complexidade do ser único e infinito de possibilidades, na religiosidade e experiências vividas e aprendidas. Nos pares que fazem e dos quais derivam.

Esta é a mulher: corpo-memorial, corpo-reflexo, corpo-resistência, corpo-político e espiritual. Ainda nutriz, ainda mutável e flexível. De formas que se arredondam e cedem a gravidade. Que morre e renasce por meses e meses, em anos e anos. Linhagem umbilical da continuidade das espécies.

Um corpo onde...
uma mulher são muitas e muitas mulheres são uma."

Marcela Zaroni
em "Êxtase da Deusa"

Categories:

One Response so far.

  1. Spooky says:

    Bem nada mais belo que o corpo de uma mulher livre, e que esta sempre em batalha em busca do seu espaço na sociedade.

Leave a Reply

Deixe seu Recado ou Sugetões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...