.:: Êxtase da Deusa ::.

Memorial

* Navegue no interior do site pelas "palavras de toque" ou através do "Arquivo do blog".


O Navaratri é a principal festividade indiana dos Shaktas, devotos da Mãe Divina. Durante nove dias há um intenso sadhana (disciplina espiritual) dedicado aos três aspectos do poder feminino, Durga, Lakshimi e Sarasvati, que envolvem pujas (rituais), mantras, oferecimentos de prasada (oferendas de alimentos e flores) e observância alimentar.

O dia que antecede o Navaratri é dedicado aos antepassados, que são lembrados e honrados para que se iniciem a celebração, onde as três faces da Deusa são adoradas a cada três dias.

Os três primeiros dias são dedicados a Devi Durga, consorte de Shiva, o aspecto da Deusa em sua face guerreira e protetora, que traz justiça e discernimento aos devotos, destruindo as amarras do ego que impedem a percepção da verdade.


Seguem-se três dias dedicados a Lakshimi, a Deusa da abundância e da prosperidade infinitas, saúde, generosidade e beleza suprema. Aspecto feminino de Vishnu, o senhor da conservação do mundo. É como a mãe-terra que nos oferece seus recursos de forma divinamente generosa e amorosa.


Nos três ultimos dias, Sarasvati é adorada, Ela que é a fonte da sabedoria, reveladora dos mistérios profundos dos Vedas. Representa a polaridade de Brahma, juntos formam o aspecto criador do universo. Neste período os artesãos e artistas entregam suas ferramentas e instrumentos de trabalho para que sejam inspirados e abençoados pela Deusa que ama todas as formas de arte.


O décimo dia, Vijaya Dasami, o dia da vitória, é uma ocasião auspiciosa onde os devotos celebram momento em que Durga vence Mahiasura (um poderoso demônio que ameaça a ordem do universo), libertando-os da ignorância e abençoando-os com realizações.

Categories:

Leave a Reply

Deixe seu Recado ou Sugetões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...