.:: Êxtase da Deusa ::.

Memorial

* Navegue no interior do site pelas "palavras de toque" ou através do "Arquivo do blog".

3. Manipura Chakra : Lakini Deví

Lakini é a Devi (Deusa) que preside no chakra Manipura, ou plexo-solar. Em suas 10 pétalas reside o Jataragni (fogo digestivo/ Samana Vayu), associado ao sentido da visão e o elemento fogo. O poder pessoal é a manifestação da energia gerada neste chakra, a expressão correta dos sentimentos e pensamentos, a auto-estima bem consolidada, o ego, a identidade no mundo.

Seu bija mantra é o som RAM e pode ser vibrado por algumas vezes na região próxima ao umbigo, junto a visualização de Shakti Lakini com suas três cabeças (cada qual representando um dos planos de ação: físico, astral, cósmico), com sua a pele escura e sari amarelo.

"Em uma de suas quatro maõs, Shakti Lakini segura o raio, ou vajra (vara de condão), indicando a energia elétrica do fogo, bem como o calor físico que emana de dentro do corpo. Em sua segunda mão, ela segura a flecha disparada do arco de Kama, o Senhor do Sexo, no segundo chakra. Esta flecha se move para um objetivo, fornecendo o ímpeto para o movimento ascendente da energia. Sua terceira mão segura o fogo. Na quarta, Shakti Lakini forma o mudra (gesto de mão) da intrepidez concedida." O Deva deste chakra é o senhor Shiva em sua forma de Rudra Braddha (Shiva Velho).

É nesta região do corpo que acontece a transmutação do alimento (nutrição) em energia vital.


A prática de ásanas como salabhasana, muktasana e setubandhasana, os pranaymas Ujjayi e kapalabati, e o uddiyana bandha (contração abdominal) tonificam e potencializam a ação dos orgãos e glândulas correspondentes favorecendo o bom fluxo de prana neste chakra.

Categories: ,

Leave a Reply

Deixe seu Recado ou Sugetões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...