.:: Êxtase da Deusa ::.

Memorial

* Navegue no interior do site pelas "palavras de toque" ou através do "Arquivo do blog".


Encontrei este auspicioso "post" no site Dakini Louge e resolvi compartilhar por aqui. Aproveitem para visitar o belo site. As Dakinis (iconografias budistas) possuem uma profunda correspondencia com as yoginis hindus. Apreciem:"As Dakinis são deidades femininas e seus equivalentes masculinos são conhecidos como Dakas. Há dois tipos de dakinis, as dakinis de sabedoria e as dakinis mundanas. As dakinis mundanas ainda não se livraram completamente das ciladas armadas pelo ciclo de existência, portanto podem ser encontradas no reino humano e nos reinos celestiais. Elas podem tomar uma forma muito bela ou surgir com uma aparência demoníaca.
Uma praticante que atingiu algumas realizações mas ainda não se libertou completamente do samsara também pode ser considerada uma dakini mundana. Já as Dakinis de Sabedoria são iluminadas, como Vajra Yogini, Tara e Samantabhadri. Elas também são retratadas como consortes femininas de Buddhas e Bodhisattvas masculinos.
Dakini é uma das fontes de refúgio. Além de tomar refúgio nas Três Jóias (Buda, Dharma e Sangha), nós tomamos também refúgio nas Três Raízes (Guru, Yidam e Dakini): Guru como a raiz das bênçãos porque ele ou ela nos guiará até a iluminação; Yidam como a raiz de realização porque pelo meio hábil de se praticar em um Yidam ou deidade de proteção, nós conseguimos perceber a natureza ou a própria mente da deidade. E finalmente a Dakini como a raiz de todas as atividades iluminadas, representando a sabedoria primordial.
A Dakini está associada à vacuidade, assim ela tem habilidade para aflorar aspectos ilimitados das atividades iluminadas que podem ser agrupados em quatro: pacificadora, enriquecedora, magnetizadora e destruidora. As Dakinis portanto encarnam a união da vacuidade com a sabedoria. Não existe nada além disto.

Muitas pessoas associam os princípios de Dakini com beleza física ou atrações físicas de uma mulher, porém este não é o último significado. Uma Dakini tem a habilidade para se mover pelo espaço livremente, um espaço que está além dos pensamentos e além das fabricações. Este é o estado de consciência que está sob controle, estável e ainda assim livre. Todos têm habilidade suficiente e potencial para perceber o princípios de Sabedora da Dakini ou esta natureza dentro da si mesmos."


Fonte: Pema Tzewang | Dakini lounge

Categories:

Leave a Reply

Deixe seu Recado ou Sugetões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...